Sete Benefícios do Café
O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo. Mas o quê muitos não sabem é o grande número de benefícios que ela pode trazer, entre elas evitar doenças como câncer, estresse e diabetes.
Além de possuir cafeína também é um ótimo antioxidante que lança as radicais livres, e sais saís minerais, potássio, ferro, zinco e magnésio, além de açucares, polissacarídeos, aminoácidos, proteínas e lípides.
Qual a quantidade que devemos ingerir diariamente?
Entre duas a quatro xícaras ao dia, pois a cafeína em excesso pode trazer malefícios. Mais do quê 1000mg resultará no esgotamento das células nervosas e que eventualmente pode provocar uma dependência.
Benefícios
Quando tomamos o café de forma moderada (entre 2 e 4 xícaras ao dia) temos muitos benefícios:
- Alivia o Estresse
Graças a cafeína que além de aliviar o estresse, também alivia o humor.
- Evita Câncer
Seus antioxidantes ajuda a conservar as células, evitando alterações que podem gerar câncer de intestino, câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esôfago.
- Estimula a digestão
Estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão. - Rejuvenesce
Os antioxidantes tem poder de eliminar as toxinas ingeridas que ficam acumuladas no corpo, atrasando assim, o processo de envelhecimento. - Emagrece
A cafeína ajuda na queima de gordura. - Alcoolismo e Drogas
A cafeína é usada em doenças do sistema nervoso central, como por exemplo intoxicação por drogas. - Diabetes
Os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina.
Como devemos ingerir o café
O ideal é tomar puro, mas se você acha que não consegue, comece diminuindo a quantidade do açúcar, ou experimente trocá-lo por um adoçante natural.
Para quem o café é contraindicado
É desaconselhado gravidas ingerirem café devido ao aumento do risco de aborto e mal formações congênitas. E pessoas que tem problemas com a atividade cardiovascular, como a hipertensão, doença cardíaca coronária.
Malefícios
Segundo o Dr. Charles Schwambach, a cafeína é um estimulante e como tal pode interferir no sono e causar insônia. O uso regular da cafeína pode levar ao vício e a descontinuidade da ingestão de café nessas situações leva a sintomas de abstinência como dor de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular. O consumo exagerado pode levar a alguns malefícios que são atribuídos ao uso do café. Efeito diurético e perda de minerais e vitaminas, causando enfraquecimento do organismo. Possui uma relação direta com a doença fibrocística que é precursora do câncer de mama. Pode causar irritação da pele e outras doenças dermatológicas como verrugas e psoríase e favorecer o aparecimento de pólipos intestinais. Pode provoca azia constante no estômago levando ao aparecimento de gastrite e úlcera.